Mais Autoestima, Mais Autoconfiança: Passos Práticos

No seguimento do artigo “Mais Autoestima, Mais Autoconfiança”, vamos agora explorar algumas estratégias e passos práticos para desenvolvermos uma autoestima saudável.

Se eu tenho uma autoestima pouco saudável, como posso ajudar o meu filho a desenvolver uma autoestima saudável?

Quando nós adultos assumimos responsabilidade pelas nossas emoções e necessidades, pelos nossos limites, por aquilo que está presente para nós, é como se assumíssemos também responsabilidade pela nossa criança interior. Dessa forma, podemos iniciar o processo de reconstruir ou desenvolver a nossa própria autoestima. Podemos fazer essa prática enquanto nos relacionamos com os nossos filhos, parceiro, família, colegas de trabalho, etc e proporcionamos um ambiente fértil de crescimento da autoestima de todos.  

“Nenhum de nós é responsável por aquilo que aconteceu na infância, todos nós somos responsáveis por aquilo que está aqui agora.”

10 passos para desenvolver uma autoestima saudável

  1. Assume responsabilidade por ti mesmo/a, pelas tuas necessidades e pelo que está presente em ti agora. Podes optar por uma meditação para te ajudar nesse processo de reconhecer o que está em ti.
  1. Pratica autoconhecimento e autocompaixão. Reconhece tudo o que aprecias e admiras em ti e demonstra autocompaixão em relação às coisas com as quais não te relacionas tão bem, isto é, troca o julgamento por curiosidade e compaixão. Podes seguir esta prática de autocompaixão: No final do dia, escreve 3 situações que aconteceram durante o dia (coisas que fizeste menos bem e coisas que fizeste bem) e imagina que não foste tu nessas situações, mas sim outra pessoa que amas muito. Observa o que acontece. Depois troca novamente a outra pessoa por ti e procura sentir por ti mesmo/a o que sentiste pela outra pessoa. 

  2. Não faças comparações. Muitos de nós comparamo-nos com outras pessoas, achamos que os outros fazem melhor ou convencemo-nos que nós é que fazemos melhor. O convite é deixares ir as comparações. Só te podes comparar contigo mesmo/a. Quando começares a comparar-te com alguém, podes, por exemplo, imaginar um grande sinal de STOP.

  3. Sê congruente. Quando somos congruentes, estamos alinhados com os nossos valores e limites e assumimos essa responsabilidade por nós. A incongruência corrói a autoestima.
  4. Reforça a prática da autocompaixão aceitando-te tal como és. E quando não conseguires aceitar, podes aceitar que não consegues aceitar. Só quando aceitamos os nossos lados menos bons é que conseguimos realmente transformá-los.

  5. Fala das tuas emoções. Isso está muito ligado à questão da vulnerabilidade. Não tenhas vergonha de dizer que tens vergonha. Quando falamos das nossas emoções, ganhamos maior capacidade de lidar com elas e percebemos que o problema não é a emoção em si, mas sim a forma como nos relacionamos com ela, isto é, a emoção que sentimos em relação à emoção.

  6. Fica aqui e agora e pratica Mindfulness. Olha para este momento exatamente como ele é. Não te preocupes em relação ao futuro e não estejas a remoer com o que aconteceu no passado.

  7. Toma conta de ti e das tuas necessidades. Faz coisas por ti, coisas que gostas, coisas que já não fazes há muito tempo. Não são os outros que são responsáveis por tomar conta de nós, somos nós em primeiro lugar. 

  8. Faz amor contigo própria. Isso tem a ver com o nosso corpo, o nosso prazer e masturbação. Explorar o nosso corpo e permitir-nos sentir prazer, saber o que gostamos e não gostamos ajuda-nos também na relação com o outro. A autoexploração é importante para a nossa autoestima.

  9. Pratica meditação. Pelo menos de vez em quando. Dá-te a oportunidade de ficar sozinho/a contigo mesmo/a.

E lembra-te…

É possível, em qualquer momento das nossas vidas, reconstruir a relação connosco próprios, melhorar a saúde da nossa autoestima e sentirmo-nos melhores de uma forma consistente. E quando mudamos a relação connosco, mudamos também a relação que temos com as pessoas à nossa volta.

Áudios da Mia e do Pedro

  • Meditação de promoção da autoestima, escrita e gravada pela Mia.
  • Visualização para aumentar a autoestima, recorrendo a alguns conceitos e estratégias das disciplinas do desenvolvimento pessoal com que o Pedro trabalha.