Aprendizagens conscientes em tempos de Pandemia

O que está a acontecer agora?

Está a acontecer algo desconhecido, algo pelo qual nunca passei, algo que me ultrapassa.

Estou a viver sem a certeza do amanhã, sem um plano perfeitamente estruturado e colocado em prática.
Como mãe tudo isto tirou-me o chã. O não o ter respostas, o não ter explicações, principalmente o não conseguir garantir aos meus filhos a certeza do amanhã. Este facto criou-me ansiedade, desconforto e retirou-me algum poder. Poder esse representado nas minhas convicções maternais tão bem proclamadas ao longo de alguns anos. A força de ter mais anos, logo saber mais… a força de já ter vivido coisas muito difíceis, coisa que eles, (sortudos) nunca tinham passado… e tantas outras que me faziam sentir mais capacitada para ser uma boa mãe.
Pois bem, mas volto a questionar: O que está realmente a acontecer agora?

Estou a tomar consciência que o que desapareceu foi a ilusão da certeza do amanhã. Na verdade eu nunca soube (e creio que vocês também não) o que iria acontecer no dia seguinte, eu apenas acreditava que sim. Que era algo controlável, algo seguro, que estaria sempre ali, da forma como uma esperava, da forma como eu imaginava.

O que está a acontecer agora é a prática do igual valor, pois estamos (pais e filhos) a viver uma situação com os mesmos recursos, em que o poder é de cada um de nós e usado nas estratégias comuns para viver numa situação de quarentena. Cada uma das emoções é recebida com compaixão e respeitada no seu tempo e forma.

O que está a acontecer agora é a prática da mente de principiante, pois nenhum de nós tem referências anteriores e cada um de nós está a construir agora a sua realidade, num espaço temporal comum.

O que está a acontecer agora é a prática da aceitação. Aceitação daquilo que não depende de nós, aceitação das escolhas (nossas e dos outros).

E talvez a coisa mais importante que está a acontecer agora, é o abraçar da nossa vulnerabilidade parental, sem respostas prontas nem pós de perlimpimpim!

O que está a acontecer é a tomada de consciência que a vida sempre foi assim!

Por Iolanda Pereira