7 coisas a ter em mente para uma manhã sem stress

Como são as tuas manhãs lá em casa nos dias de trabalho e escola? Tudo flui ou as coisas têm a tendência de se transformarem numa grande fonte stress?
Se as manhãs são um momento de stress, antes de mais é bom rever quais as tuas expectativas em relação às rotinas matinais. Qual a situação ideal? O que queres é realista? Quando sabes o que queres podes refletir sobre o que tens e o que falta para criares uma situação melhor. Aqui vão umas dicas sobre como evitar as principais coisas que nos impedem de ter uma manhã a fluir!A noite
O fluir da tua manhã começa na noite anterior. A que horas é que se deita o teu filho? Se a criança não dormiu horas suficiente, a probabilidade de ter uma manhã cheia de stress aumenta exponencialmente. Sei que muitas vezes é desafiante conseguir que a criança durma as horas necessárias, mas é bom saber se a criança tem falta de boa educação, ou se tem falta de sono!
(Existem algumas tabelas diferentes mas pode-se resumir mais ou menos assim: menos de 1 ano -15 horas ou mais nos primeiros meses; 1-3 ano – 12 a 14 horas; 3-6 anos 10 a 12 horas:  6-12 anos 10 a 11 horas) A Conexão
Algumas crianças precisam de se reconectar com os pais de manhã. Essas crianças, se não existirem momentos de contacto próximo onde essa reconexão possa ser feita, podem (inconscientemente) inventar estratégias para prolongar a rotina matinal. Se calhar comem muito lentamente, demoram imenso a escolher a roupa e vestir-se, inventam coisas que ”têm” de fazer antes de sair, têm de ir à casa de banho mais de uma vez etc. Duas das melhores formas que conheço de satisfazer a necessidade de conexão dessas crianças são: 1. Ao acordar a criança fica ao lado dela alguns minutos. Faz umas festas na cabeça, dá um abraço, conversa um pouco. 2. Tomar pequeno almoço em família! Na minha família faz milagres!

O Tempo
Para muitos de nós parece que o tempo nunca é suficiente de manhã. Muito rapidamente é hora de sair e ainda temos tantas coisas para fazer e as crianças não colaboram. Há coisas práticas e pequenas que podemos fazer na noite anterior que nos vão ajudar imenso de manhã. O pequeno almoço pode ser preparado minimamente, os lanches, a roupa, as mochilas. Se quiseres mais tempo de manhã, prepara tudo o que for possível na noite anterior. Considera também se te estás a levantar suficientemente cedo. Levantam-se todos ao mesmo tempo? Será que te podes levantar 15-30 minutos antes das crianças para tratar das tuas coisas?

O Foco
Estou-me a referir ao teu foco. Eu sei que as manhãs que correm menos bem na minha família são sempre as manhãs em que eu perdi o foco. Comecei a ler algo que me prendeu a atenção, decidi espreitar mensagens ou e-mails, comecei a ver o facebook, decidi arrumar algo… e de repente olho para o relógio e vejo que já é tarde e começo a chatear os meninos que ainda não estão prontos… Quando perdes o foco, assume a responsabilidade que o perdeste e não culpes o teu filho pelo atraso.

As Instruções
Também sentes que ”tens” de dar muitas instruções de manhã? O primeiro passo para evitar isso é ter uma boa divisão de responsabilidades. Algumas pessoas até fazem um esquema, com palavras ou imagens para as crianças saberem quais as tarefas matinais a serem feitas. Tens aqui alguns exemplos, mas por favor, não utilizes isto como quadros de bom comportamentos com prémios e cenas, tu queres que o teu filho siga a rotina matinal porque é benéfico para toda a família, não para ele ganhar pontos e prémios.

A maioria das vezes o problema com as instruções que damos às crianças é que são difíceis para a criança entender ou por em prática. Em primeiro lugar, diz o que queres que a criança faça (”Não brinques com os legos agora!” vs ”Vai lavar os dentes e vê se encontras alguns bichinhos!”). Em segundo lugar, sê específico. O que é que ”Despacha-te!” quer dizer especificamente? O que é preciso a criança fazer para se conseguir despachar? Em terceiro lugar, considera se as instruções que estás a dar são demasiado longas ou complexas? Se calhar consegues dividi-las em partes? Queres qua as tuas instruções sejam sempre simples e claras.

Os Argumentos
Estás mesmo a ser honesto quando comunicas que têm pressa de manhã ou estás apenas a dizer que vão chegar atrasados para pressionar a criança? E será que é a criança que vai chegar atrasada ou és tu que queres chegar a horas ao teu trabalho? Se calhar é mais honesto dizer ”Eu quero sair agora para chegar a horas a uma reunião que marquei com o meu colega e não gosto de o fazer esperar.” do que ”Tu vais chegar atrasado à escolinha!”

A Responsabilidade
Para o teu filho querer colaborar contigo ele tem de sentir que tem alguma influência sobre o que está a acontecer e tem de sentir que confias nele. Se estás constantemente a chatear (”Já é muito tarde!” ”Tens de te despachar!” ”Vamos chegar atrasados!” ”Já te disse para lavares os dentes!”) a criança deixa de querer colaborar, deixa de sentir que confias nela e que ela é responsável. Deixa a criança assumir o máximo de responsabilidade e deixa-a também a viver as consequências se for possível.

Antes de acabar quero partilhar uma pequena história verídica:
Conheço uma mãe que já tinha tentado de tudo com a filha de 12 anos. Ela dormia suficiente, preparava coisas no dia anterior, o acordar era suave etc. O ritmo extremamente lento da filha da manhã prejudicava a família toda. Um dia a mãe decidiu que a consequência natural e lógica dessa lentidão era que a filha teria de chegar atrasada à escola, mas que não era justo o filho também chegar atrasado. Decidiu levar apenas o filho à escola, deixando a filha em casa. Quando voltou, a filha estava pronta, à porta da casa. Levou a filha, atrasada, à escola. No carro a caminho da escola, finalmente conseguiram ter uma conversa realmente produtiva sobre as responsabilidades de cada membro da família, das consequências que existiam e a mãe prometeu que nunca mais iria chatear a filha para se despachar de manhã. A filha achou que apenas precisava da ajuda da mãe para acordar. Assim concordaram e a mãe prometeu que nunca mais iria chatear a filha para se despachar de manhã. Se ela não estivesse pronta, a consequência seria a menina chegar atrasada à escola. A mãe percebeu que o que realmente estava em questão era a necessidade da filha de ter mais controlo sobre a sua vida e parece que a consequência que houve foi uma útil aprendizagem para ambas. Desde a conversa, a menina nunca mais chegou atrasada à escola.

Se neste ano lectivo queres criar uma rotina matinal mais em harmonia, então porque não começar com uma reunião de família? Mesmo crianças pequenas de 2-3 anos podem participar.
Ou marca uma conversa durante o jantar, ou no carro a caminho da escola. Levanta questões como:
Quais as responsabilidades de cada um? Qual o compromisso de cada um? O que podemos fazer na noite anterior? A que horas temos de nós deitar para dormir o suficiente? Que consequências naturais e lógicas existem? 

Como é que queremos que sejam as nossas manhãs?