Como ter uma vida feliz

Como ter uma vida feliz, um relacionamento feliz, crianças felizes, uma família feliz…. já deves ter lido uma data de artigos ou livros ou ter feito cursos em busca de felicidade. Eu pessoalmente, tenho uma relação amor – ódio com essa palavra. Pois estão a ser contadas tantas histórias sobre a felicidade que não são verdadeiras. Não é que não procure ser feliz… mas quero redefinir e ampliar o que quer dizer viver uma vida feliz. Cruzo-me com tantas pessoas no meu trabalho que por estarem a acreditar na ilusão da felicidade, não entendem que a vida que vivem pode ser uma vida feliz, sem mudarem nada além da forma como olham para a felicidade.

Numa vida feliz há espaço para a tristeza.

Numa vida feliz há espaço para a frustração.

Numa vida feliz há espaço para a irritação.

Numa vida feliz há espaço para as birras.

Numa vida feliz há espaço para o medo.

Numa vida feliz há espaço para a desilusão.

Numa vida feliz há espaço para a raiva.

Numa vida feliz há espaço para os erros.

Numa vida feliz há espaço para os berros.

Numa vida feliz há espaço para dias maus.

Numa vida feliz há espaço para os conflitos.

Numa vida feliz há espaço para a merda.

Numa vida em família feliz há espaço para todas as emoções. De todos.

Numa vida em família feliz há espaço para todas as necessidades. De todos.

Todas as estratégias, métodos e técnicas que te são vendidas para eliminares as coisas ”más” na vida, são condenadas a falhar. Não existe visualização, meditação, listas de gratidão, comprimidos ou cursos de desenvolvimento pessoal ou outra coisa qualquer que podem eliminar o sofrimento da tua vida. A única ”formula” é entenderes e integrares que o sofrimento e a infelicidade existem, e existirão sempre… vêm, ficam um pouco e vão.

Há muita gente a achar que eu e o Pedro temos uma relação perfeita, que os nossos filhos são sempre bem comportados e que a nossa vida em família é espetacular. A verdade é que eu e o Pedro temos uma relação perfeita, as vezes. Os nossos filhos são bem comportados as vezes. E a nossa vida em família é espetacular, as vezes. E outras vezes é completamente ao contrário. Ao desistirmos da busca da felicidade e ao aceitarmos que a vida as vezes também contêm infelicidade, o ”as vezes” transformou-se na realidade em ”a maioria das vezes” .

É precisamente a coragem de abraçar a infelicidade que faz da família feliz uma família feliz. É a coragem de sermos infelizes, que nos permite ser verdadeiramente felizes. Até poderíamos alegar que é a própria fuga da infelicidade que nos faz infelizes.

Alice Miller (psiquiatra austríaca) dizia que o contrário da depressão não é a felicidade, é a vitalidade- a liberdade de sentir todas as emoções espontaneamente (e eu acrescentaria; sem julgamentos). E na minha vida a vitalidade tornou-se numa intenção clara, pois na vitalidade há espaço tanto para a felicidade como para a infelicidade. Há espaço para viver a vida tal como ela se apresenta.

Há uma pergunta que as vezes faço que dá alguns nós mentais. É uma pergunta bem poderosa que pode revelar muita coisa e hoje quero finalizar com ela: o que fazes para ser feliz que te torna infeliz?

3 thoughts on “Como ter uma vida feliz”
  1. Mia. Gratidão………..acabei de ter conversas sobre calendários………e sinto tantas emoções ambivalentes e outras que me fazem mais chorar que sorrir, mas o dia foi um dia feliz…………a maioria dos acontecimentos fez-me sorrir.
    Dei as aulas com a presença que gera bem-estar e vontade de ficar a cada aluno.
    Revi páginas do livro com entusiasmo, o fim de um processo com 4 anos.
    Fui buscar os filhos à escola e passeámos de metro para no meio da cidade fugirmos para o campo.
    Comemos na confusão normal de quem tem um bebé…..o banho hoje foi na cozinha 🙂
    E as conversas necessárias não são as mais fortes.
    E fico mais feliz por aos poucos conseguir aceitar as emoções todas, organizar as diferentes partes da orquestra como diz a Jordana e hoje por ter lido o teu artigo vou ser capaz de olhar para mais umas páginas que me fazem avançar.

  2. A vida é feita caminhando dia a dia, por vezes os caminhos são menos bons, mais irregulares e ficamos irritados, gritamos, choramos ….. quando os caminhos são bons, andamos bem e de bem com a vida…
    A vida é? ???????

  3. Parabéns pela publicação! Na minha opinião, pior do que o que nos tentam vender em livros e cursos são as pessoas que nos rodeiam, e que acham que nos conhecem (porque se realmente conhecessem não diriam tais disparates), e que julgam que conhecem o que nos faz feliz. Comentários como, por exemplo: “se pelo menos arranjasses um trabalho a tempo inteiro…” Mas eu tenho um trabalho a tempo parcial porque quero, porque posso e porque considero que é o melhor para mim e para a minha família, pois assim dedico mais tempo ao que me faz realmente feliz, e porque assim SOU FELIZ!!! Não temos de viver dentro dos padrões de ninguém, temos de vestir a vida que nos serve melhor, e assim tentar ser feliz, da melhor forma possível. Um abraço caloroso!